Análise e Gameplay de Monster World IV.
Comentado na Íntegra! Com a participação de EDZ Fundador do FórumSanver Games.
Confira a Review de Enduro Racer Japonês!
Tekken Revolution! o Primeiro da Série a ser Grátis!
28 maio 2013

Tomb Raider (2013) e a Lara Croft Novinha!


Lara Croft é uma das mais importantes e influentes personagens dos videogames. A desenvolvedora Crystal Dynamics vem tentando recuperar sua reputação com bons jogos há anos. Foi então que a empresa decidiu começar do zero e renovar totalmente a franquia.

Tomb Raider passou por uma reformulação total para se adaptar aos tempos atuais. Com o mesmo charme de sempre e novos truques, arriscamos dizer que essa é a melhor aventura de Lara.

O recomeço apresenta uma jovem Lara em uma de suas primeiras expedições. Inexperiente e mais frágil, a nova protagonista passa por um desenvolvimento pessoal durante o novo jogo. A cena em que ela mata o primeiro inimigo, aliás, é um dos ponto altos desse amadurecimento, mostrando a fragilidade de um ser humano e, ao mesmo tempo, a coragem de uma exploradora única como Lara Croft.

Se você fizer uma experiência antes de testar o novo Tomb Raider: e jogar os títulos antigos, lançados na década de 1996 para PlayStation você vai ter um choque!,
É impressionante! O novo Tomb Raider é extremamente cinematográfico, com momentos de arrancar o fôlego e que nos deixam com os olhos arregalados.

As cenas de ação de Tomb Raider são incríveis, uma das experiências mais próximas de se estar controlando um filme. Lara sofre de um azar crônico! e constantemente está despencando de penhascos, fugindo de explosões e passando por momentos nada supimpas!. Mas,ela sempre acaba ficando bem.(de um jeito ou de outro hauhauha).

Mas Tomb Raider  tem personalidade para fugir das inevitáveis comparações. A principal diferença é que Lara está em uma ilha enorme e pode explorá-la quase que livremente entre as missões. Não é um mundo aberto como em Far Cry 3, mas a possibilidade de voltar a pontos anteriores e explorar torna a aventura muito menos linear que qualquer Uncharted.

A sacada de Tomb Raider é permitir que você siga somente a história ou, se achar que deve, procurar por itens colecionáveis e missões secundárias espalhadas na ilha. As limitações de design foram muito bem adaptadas para que o jogador sinta-se confortável em explorar apenas se achar necessário.

Já a direção artística dá um show à parte. As diversas localidades da ilha possuem traços fortes e cenários tão bonitos que nos fizem parar por diversas vezes para girar a câmera e admirar. Tomb Raider é um dos jogos tecnicamente mais impressionantes dessa geração.

Só que a Crystal Dynamics pecou em um elemento essencial: o enredo. Lara e alguns amigos, entre eles Conrad Roth – um antigo conhecido da família – acabam naufragando ao tentar encontrar o reino perdido japonês Yamatai. Perdidos numa ilha repleta de perigos, Lara descobre que sua amiga Sam é descendente
da linhagem real da civilização perdida japonesa. Bem, essa é a premissa para que o jogo aconteça. O mistério da ilha lembra muito a trama do seriado Lost, onde algo “sobrenatural” impede que as pessoas saiam do local. Cabe a Lara descobrir o que está acontecendo e salvar seus amigos.

Parece legal, certo? Só que essa história é meio mal contada durante o jogo. Quem deseja entender (ou até mesmo se importar) com ela precisa ler e encontrar todos os documentos e tesouros escondidos(muitas vezes não são faceis). O maior problema é que Tomb Raider tem diálogos fracos e desenvolve muito mal os personagens secundários – a ponto de nem lembrarmos (e nos importarmos) com quem era aquele fulano que acabara de morrer..

Você lembra que falei sobre como Tomb Raider apresenta uma Lara mais imatura e frágil? Pois bem, logo no começo ele é bem-sucedido em mostrar como Lara precisa superar seus medos para concluir sua missão. Só que em poucos segundos ela se transforma em uma predadora mortal que é recompensada por cada nova morte causada. Existe uma controvérsia no design do jogo que implica em derrotar centenas de inimigos - o que vai de encontro com a personagem que conhecemos no começo.

E por maior que seja a transformação de Lara, acreditávamos que ela tentaria a todo momento se manter humana ou buscar meios alternativos. O sistema de upgrade, por exemplo, é unicamente baseado na experiência ganha ao matar inimigos. A caça, que no começo do jogo parecia ser um elemento essencial para a sobrevivência de Lara, logo se torna um extra desnecessário. Senti falta de um foco maior na sobrevivência na ilha ir além de empilhar montanhas de corpos.

Essa inconsistência narrativa é decepcionante, visto o enorme potencial proporcionado pelos demais elementos do jogo. A história de Lara merecia um pouco mais atenção, e principalmente o desenvolvimento de sua personalidade.

Após algumas horas de jogo lembrei de tudo aquilo que pensavamos quando joguei o primeiro jogo da série novamente. Mesmo com esses problemas, Tomb Raider superou todas as nossas altas expectativas(as minhas pelo menos hehe) entregando um jogo de ação e exploração incrível. Uma pena que pecou na narrativa. O inédito modo multiplayer, aliás, é descartável e nem merece muita atenção.

Lara Croft teve sim um recomeço que merecia. No final das contas, nada mudou: vamos continuar lembrando de sua aventura por conta de momentos impressionantes, quebra-cabeças bem sacados e cenários incríveis. Quem sabe no próximo a história ganha mais relevância?(ou uma história um pouco menos LOST? hehe).

Outra coisa que destaco aqui tambem é que dessa vez temos a linda Atriz Camilla Luddington (Californication), Dublando a nossa Lara desta vez. Ela também teve o rosto e movimentos do corpo capturados para o jogo.

Camilla Luddington, de 29 anos, conhecida por seus papéis nos seriados norte-americanos "Grey's Anatomy" e "True Blood", passou três anos retratando Lara Croft na nova versão do jogo "Tomb Raider", da desenvolvedora de games Crystal Dynamics, que foi lançada em 5 de março pela Square Enix.
Foi a primeira vez que Croft ganhou vida no jogo por meio da tecnologia de captura de movimentos que acompanhou os gestos de Luddington e suas expressões faciais.
Ela chegou a dar até uma entrevista qual eu destaco aqui a que achei a melhor reposta dela:

''Como foi o processo de captura de movimentos?
CL: Eu passei três anos fazendo captura de movimento, no intervalo dos programas que fazia. Passei horas e horas realmente sendo espancada. Eu realmente não estou exagerando. Ela toma bastante porrada e por isso foi cansativo. Foi emocionalmente desgastante também, porque esta é apenas uma jovem que foi colocada em algumas circunstâncias extraordinárias.''

Tadinha dela não? hehe

Fonte da Entrevista
Fonte: Crytal Dynamics



Ficha Técnica:

Publicado pela: Square Enix
Desenvolvido pela: Crystal Dynamics
Gênero: Aventura-Sobrevivência
Modo: Um a Dois Jogador
Ano do Lançamento: Março/2013
Plataformas: PC, Playstation3, Xbox360

Nenhum comentário :

Postar um comentário